Na última sexta, a caminho do
meu Estágio Profissionalizante, tocou, na minha lista de reprodução do Spotify,
“The winner takes it all”, do Abba. Trata-se de uma belíssima música escrita
por um dos integrantes do ABBA, Björn Ulvaeus, após uma separação dolorosa de
sua então esposa, outra das integrantes do grupo, Agnetha Fältskog.
Ironicamente, Agnetha é a responsável pelo vocal da canção. Essa letra foi
escrita em um momento de dor, e sob efeito do álcool. Björn Ulvaeus confessou
ter escrito a canção em apenas uma hora, acompanhado apenas de um papel, caneta
e de uma mesa, sobre a qual havia uma garrafa de uísque.
Lembro-me exatamente do momento
em que a canção começou a tocar: passava ao lado do Parque do Sabiá. Já nos
primeiros acordes, arrepiei-me por completo e não pude conter as lágrimas que
começaram a cair de meus olhos. Entrementes, remeti-me ou fui remetido a alguns
dos momentos em que, especialmente no meu último ano de ‘ativa’, bêbado,
profundamente deprimido, e passando por problemas familiares gravíssimos,
buscava “The winner takes it all” para conseguir chorar e aliviar a profunda
dor que havia dentro de mim. Chorava convulsivamente, a ponto de molhar o
teclado do notebook. Especializei-me em disfarçar a embriaguez. Almoçava e
dormia. Acordava derrubado. Tomava banho. E começava de novo. Até a hora em que
chegava novamente a hora de dormir.
Em um dado momento, a canção
diz: “O vencedor leva tudo (leva tudo) / O perdedor tem que sair (tem que sair)”.
Flertava com a morte. Eu era o perdedor: queria sair, mas fiquei, por umas três
ou quatro pessoas. Como pode ser a triste a vida daquele para quem não há nada
mais triste que sair da cama.
O tempo passa e, se tudo corre bem, as crises são superadas. Os vestígios sempre ficam. Vencemos e perdemos. E, sempre, vivemos. Enquanto estamos vivos, não há como escapar do viver. É tudo o que temos, e uma das grandes missões é saber o que fazer com esse tempo. É bom não alimentar ilusões. Chegada a hora de nossa partida, seremos lembrados por poucos e, depois, esquecidos. Essa é a crença dos ateus. Só nos resta viver até o momento derradeiro. Eis o que é, para mim, a beleza da vida: fazer alguma coisa apesar da profunda falta de sentido de tudo.
Last Friday, on my way to my Professional
Internship, "The Winner Takes It All", by ABBA, came on in my Spotify
playlist. It is a beautiful song written by one of ABBA's members, Björn
Ulvaeus, after the painful end of his marriage to Agnetha Fältskog, another
member of the group. Ironically, it is Agnetha who performs the song's lead
vocals. The lyrics were written in a moment of profound sorrow and under the
influence of alcohol. Björn Ulvaeus later confessed that he wrote the entire
song in just one hour, accompanied only by a sheet of paper, a pen, a table,
and a bottle of whisky.
I remember exactly where I was when the song
began to play: I was passing alongside Parque do Sabiá. From the very first
chords, a chill ran through my entire body, and I could not hold back the tears
that began to stream down my face. At once, I was carried back—or perhaps
carried into—the memories of some of the moments when, especially during the
final year of my "active" alcoholism, drunk, profoundly depressed,
and enduring extremely serious family problems, I would deliberately play "The
Winner Takes It All" so that I could cry and relieve the immense pain I
carried within me. I wept convulsively, until the keyboard of my laptop was
soaked with tears. I became an expert at concealing my intoxication. I would
have lunch and then sleep. I would wake up shattered. I would take a shower.
Then I would begin all over again. Until bedtime came once more.
At one point, the song says:
“The winner takes it all (takes it all)
The loser has to fall (has to fall).”
At that time, I was flirting with death. I was
the loser. I wanted to leave, but I stayed—for the sake of three or four
people. How unbearably sad life can be for someone for whom nothing is more
painful than getting out of bed.
Time passes and, if all goes well, crises are
overcome. Their traces, however, always remain. We win and we lose. And,
throughout it all, we live. As long as we are alive, there is no escaping life
itself. It is all we have, and one of our greatest tasks is to discover what to
do with the time we are given. It is wise not to nourish illusions. When our
time finally comes, we will be remembered by a few and, afterward, forgotten.
That is the atheist's belief. All that remains is to live until the final moment.
That, for me, is the beauty of life: to do
something despite the profound meaninglessness of everything.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.