sábado, 24 de agosto de 2024

Em 24 de Agosto de 2024 (sábado). Hoje, eu matei uma barata // On August 24, 2024 (saturday). Today, I killed a cockroach

 


Hoje eu matei uma barata. Não me recordo quando foi a última vez em que matei, mas é provável que tenha sido há um bom tempo. Ao matar essa pequena barata – ou talvez antes, já ao persegui-la – fui acometido por uma sensação desagradável, recôndita, mas não inédita.

Muitas vezes, matei formigas e outros pequenos insetos; na maior parte das vezes, de maneira involuntária. Em outras ocasiões, recorri aos pés ou aos dedos das mãos. No último caso, ora apertando meu dedo contra a mesa – exatamente em cima da formiga – ora apertando um dedo contra o outro durante a caminhada do inseto por meus dedos. Em comum, esses momentos não despertaram quaisquer sensações; matar uma formiga quase equivalia a brincar com um farelo de um pão ou a retirá-lo dos dedos por meio da fricção e do arrasto que fazemos com uns dedos sobre outros.

Também já matei muitas baratas. Mas matar uma barata exige um pouco de mais violência. Você precisa persegui-la, eventualmente arrastar móveis e pisar com alguma força. Quase sempre, é preciso pisar mais de uma vez; muitas vezes, é preciso pisar muitas vezes, seja para acertá-la seja para terminar a matança, quando então a barata, agonizando, mas ainda não morta, deixa de tentar escapar aos pés que, como um deus, determina a linha de demarcação entre a vida e a morte de uma criatura.

Matar uma barata não é tão indiferente quanto matar uma formiga, não sei se pela maior dificuldade de matá-la ou se por seu volume maior em relação às formigas. De qualquer maneira, não é comum eu pensar que estou fazendo um mal ao eliminar um ser que considero tão repugnante. Pelo menos até hoje, quando mato uma barata, sou indiferente em relação à questão da dignidade de sua existência; mas, direta ou indiretamente, especialmente hoje, enfrentei a inescapável violência que existe em mim, e que existe em você.

Morei em uma casa de cujas caixas de esgoto e de gordura saíam muitas baratas. Quando desinsetizava a casa, incontáveis baratas tontas escapavam dos bueiros, e a mim cabia a terrível ação de persegui-las e matá-las. Arrepiado com essas más lembranças, sou ainda invadido por uma sutil lembrança do mau cheiro desses insetos e do arrepio que percorria minha espinha e minha pele ao me ver diante de dezenas ou centenas de baratas ainda vidas. Lembro-me de ainda arrepiado na espinha e na pele, recolher, com pá e vassoura, os corpos das baratas. Não raramente, uma ou algumas se movimentavam, e mais uma vez eu precisava pisotear com toda minha força e todo o ódio (nunca soube se contra elas ou contra a situação) que me invadia.

Também já matei um rato e uma cobra. Sim, eu já matei mamíferos. Em ambos os casos, não distantes temporalmente, estava, então, na transição entre minha infância e minha adolescência. Eu não era indiferente quanto à dignidade da vida de um rato e de uma cobra. Antes, a existência de ratos e cobras me causavam indignação contra a própria criação. Jamais me esqueci de toda violência que precisei empregar para matá-los. Com aquele pedaço de pau que usei, teria sido capaz, com a força que tenho hoje, de matar um ser humano. Exatamente como fez ontem um homem contra outro.

Tão logo eu joguei pelo vaso sanitário a barata que eu matei, ainda sob o peso da desagradável sensação de matar, sentei-me em frente ao meu notebook e vi a reportagem sobre o homem que, com um pedaço de pau, matou outro. Aqui, é claro, a sensação foi de outra espécie, e tanto diminuiu quanto aumentou as emoções de fundo que eu portava. Ter matado uma barata me causou uma sensação inespecífica; se precisasse traduzir fenomenologicamente essa experiência, poderia arriscar que essa sensação se expressou sob a forma de uma náusea, uma desorientação psíquica, uma angústia. Conectei-me, então, com a antiga casa dos bueiros de baratas voadoras. A reportagem do segurança que matou o morador de rua causou-me também uma sensação desagradável, mas de outra espécie. Uma profunda tristeza juntou-se a uma desesperança. Por outro lado, é apenas o espetáculo do que realmente somos capazes de fazer, a exemplo do homem que, para proteger sua casa, seus bens, sua família ou sua honra (seu self material), é capaz de fazer o mesmo.

A violência existe em nós. A violência está em nós. Contra a marcha da violência, somos dotados de dispositivos que recebem, por parte de filósofos, psicólogos e sociólogos, diversas denominações. Idealizamos linhas e fronteiras imaginárias entre as criaturas que podemos matar e as que não podemos: no meu caso, parece ter sido aquela linha que se estende dos pequenos insetos a ratos e cobras; outros acreditam poder matar cachorros ou gatos ou macacos; outros ainda creem poder matar humanos; há também aqueles que causam queimadas; outros ainda são os que creem que homens, pela privilegiada posição moral e intelectual que ocupam entre os viventes, devem se abster de qualquer tipo de violência contra todo e qualquer outro vivente. Independentemente da posição ocupada por cada um de nós nessa hierarquia, precisamos todos lidar com sua própria violência. Não nos é dada a possibilidade de ter ou não ter violência. Somos todos violentos. Temos apenas a possibilidade de manejar a violência que invariavelmente existe em nós. Um mundo melhor talvez seja aquele em que sejamos moral-, emocional- e intelectualmente capazes de aceitar nossa condição.

O que devo fazer com que a violência faz de mim, eu, que, violento que sou, matei hoje uma barata?

***

Today I killed a cockroach. I cannot remember the last time I killed one, but it was probably quite a long time ago. As I killed this small cockroach—or perhaps even before that, while I was still chasing it—I was overtaken by an unpleasant feeling, deeply buried within me, though not an unfamiliar one.

Many times I have killed ants and other small insects, most often unintentionally. On other occasions, I have done so deliberately, using either my feet or my fingers. In the latter case, I would either press a finger against the table directly over the ant or press one finger against another while the insect happened to be walking across my hand. What all of these moments had in common was the complete absence of any emotional response. Killing an ant was almost equivalent to playing with a breadcrumb or brushing it from one's fingers by rubbing one finger against another.

I have also killed many cockroaches. But killing a cockroach requires a greater measure of violence. One must pursue it, sometimes drag furniture aside, and stamp down with considerable force. More often than not, it is necessary to stomp more than once—sometimes many times—either to strike it properly or to finish the act of killing, when the cockroach, writhing in agony but not yet dead, ceases trying to escape from the feet that, like a god, determine the boundary between the life and death of another creature.

Killing a cockroach is not as emotionally indifferent as killing an ant. I do not know whether this is because it is harder to kill or simply because of its larger size. In any case, it is not common for me to think that I am doing something morally wrong by eliminating a creature I find so repulsive. At least until today, whenever I killed a cockroach I remained indifferent to the question of its dignity as a living being. Yet today—directly or indirectly—I was confronted with the inescapable violence that exists within me, and within you.

I once lived in a house whose sewage and grease traps were infested with cockroaches. Whenever the house was fumigated, countless dazed cockroaches would crawl out of the drains, and it fell to me to pursue them and kill them. Disturbed by those unpleasant memories, I can still recall, however faintly, the foul smell of those insects and the shudder that ran through my spine and across my skin whenever I found myself confronted by dozens or even hundreds of cockroaches that were still alive. I remember, with the same shiver running down my back, gathering up their bodies with a broom and dustpan. Not infrequently, one or two of them would begin to move again, forcing me once more to stamp on them with all my strength—and with all the hatred that welled up within me, though I never knew whether it was directed at the cockroaches themselves or at the situation in which I found myself.

I have also killed a rat and a snake. Yes, I have killed mammals. In both cases, which occurred not far apart in time, I was then passing from childhood into adolescence. Unlike what I felt toward insects, I was not indifferent to the dignity of a rat's or a snake's life. On the contrary, the very existence of rats and snakes filled me with indignation toward creation itself. I have never forgotten the amount of violence I had to employ in order to kill them. With that same piece of wood I used then, and with the strength I possess today, I would have been capable of killing another human being—exactly as one man did yesterday to another.

No sooner had I flushed the cockroach I had killed down the toilet—still burdened by the unpleasant sensation of having taken a life—than I sat down in front of my laptop and came across a news report about a man who had beaten another man to death with a wooden stick. Here, of course, the feeling was of an entirely different kind, one that both diminished and intensified the emotional undercurrent I was already carrying within me. Killing a cockroach had left me with an indistinct sensation. If I were to attempt a phenomenological description of that experience, I would say that it took the form of nausea, psychological disorientation, and anguish. My mind returned to that old house with its drains overflowing with flying cockroaches. The report about the security guard who had killed a homeless man produced another kind of discomfort. A profound sadness was joined by a sense of hopelessness. Yet what I had witnessed was nothing more than a spectacle of what we human beings are truly capable of doing. The man who killed another in order to protect his house, his possessions, his family, or his honor—in short, what William James would have called his material self—was acting from the same human condition.

Violence exists within us. Violence is part of us. Against its advance, we possess a variety of psychological and moral mechanisms, described by philosophers, psychologists, and sociologists under different names. We construct imaginary boundaries separating the creatures we believe we may kill from those we believe we may not. In my own case, that boundary seems to have been drawn somewhere between small insects and rats and snakes. Others believe they may kill dogs, cats, or monkeys. Still others believe they may kill human beings. There are those who set forests ablaze. Others, convinced that human beings occupy a privileged moral and intellectual position among living creatures, believe that we ought to refrain from every form of violence against every other living being. Whatever place each of us occupies within this moral hierarchy, we all must come to terms with our own violence. We are not granted the choice of possessing violence or not possessing it. We are all violent. The only choice left to us is how we shall govern the violence that invariably dwells within us. Perhaps a better world would be one in which we were morally, emotionally, and intellectually capable of accepting this condition.

What am I to do with what violence has made of me—I, who, violent as I am, killed a cockroach today?


***
Imagem: panida wijitpanya/Getty Images/iStockphoto


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.