Hoje de manhã, lembrei-me de uma senhora, uma mulher que frequentava o centro espírita em que eu eventualmente ia com meu pai em Governador Valadares-MG, ao longo do ano de 1997. Meu pai e eu costumávamos nos sentar à direita do salão. Esta mulher, com quem nunca conversei e de quem nunca me aproximei, sentava-se no extremo oposto, à esquerda. Apesar de me lembrar remotamente de que ela costuma estar quando eu estava, tenho apenas um retrato dela em minha mente. Ela está sentada, atenta à palestra do dia. Seu olhar é sorridente. Ela usa roupas simples, é bem morena, e se assemelha a uma indígena, mas possui pelos, e agora não me lembro se ao longo do rosto ou se apenas na região do queixo. Ela chamava minha atenção e a saia que usava contrastava com a masculinidade dos pelos no rosto. Recordo-me de intitulá-la em minha cabeça de 16 anos a seguinte denominação: mulher barbada. Ficava a imaginar se ela era do circo.
This morning, I found myself remembering a woman who
used to attend the Spiritist center where my father and I occasionally went in
Governador Valadares, in the state of Minas Gerais, during 1997. My father and
I usually sat on the right side of the meeting hall. This woman, whom I never
spoke to or approached, always sat on the opposite side, to the left.
Although I vaguely remember that she was often there
whenever I attended, only a single mental image of her has remained with me.
She is seated, attentively listening to the day's lecture. There is a gentle
smile in her eyes. She wears simple clothes, has dark skin, and resembles an
Indigenous woman, yet she also has facial hair. I can no longer remember
whether the hair covered more of her face or was confined to her chin. She
always caught my attention, and the long skirt she wore contrasted strikingly
with the masculine appearance created by the hair on her face.
In the mind of my sixteen-year-old self, I silently
gave her a name: the bearded woman.
I would often wonder whether she belonged to a circus.

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.