quinta-feira, 19 de dezembro de 2024

Em 19 de Dezembro de 2024 (Quinta) Pensamentos breves // On December 19, 2024 (thursday). Brief reflections

 


 Rodas de conversa são, via de regra, uma furada. Tudo piora quando a pergunta motivadora e as primeiras respostas são ruins ou mal-elaboradas. A não que haja um deus da clareza, ninguém consegue evitar a ladeira abaixo.

Os carros de aplicativo trouxeram muita qualidade para a mobilidade urbana, e de fato mal consigo pensar como seria a vida hoje sem esse serviço. No entanto, não é raro você  ter a infelicidade de ser conduzido por um motorista cuja dirigibilidade é incômoda ou que goste de falar (besteira). Não consigo deixar de ser simpático com os motoristas que me conduzem e que puxam assunto; no mínimo, porque estou no carro dele. Mas só fico ‘confortável’ em um carro de aplicativo quando os motoristas não puxam assunto, deixando-me em silêncio, e quando, ao mesmo tempo, a dirigibilidade é suave.

 Às vezes me assusto com a minha atual necessidade de estar só. Não raramente me pergunto se esse comportamento é de depressão. Mas tem sido cada vez mais difícil me sentir à vontade quando sou requisitado a conversar.

 

***

Conversation circles are, as a rule, a trap. Everything becomes worse when the opening question and the first responses are poor or poorly formulated. Unless there is a god of clarity watching over the discussion, no one can prevent the conversation from going downhill.

Ride-hailing services have brought tremendous improvements to urban mobility, and I can scarcely imagine what life would be like today without them. Even so, it is not uncommon to have the misfortune of being driven by someone whose driving style is uncomfortable or who enjoys making small talk—usually about trivialities. I cannot help but be courteous to the drivers who take me to my destination and strike up a conversation, if only because I am in their car. Yet I only feel truly comfortable during a ride when the driver refrains from making conversation, allowing me to remain in silence, and when, at the same time, the driving is smooth and unhurried.

 At times I am startled by my growing need to be alone. I often ask myself whether this inclination might be a sign of depression. Yet it has become increasingly difficult for me to feel at ease whenever I am expected to engage in conversation.


***

Arte/Art
ALBANI, Francesco
The Annunciation
Oil on copper, 62 x 47 cm
The Hermitage, St. Petersburg


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.