Ninguém é mais infeliz do que
aquele... (em 2022)
Ninguém é mais infeliz do que aquele
para o qual nada é mais infeliz que sair da cama
E chorando, dancei, ao som de Bach e
Bee Gees (em 2022)
E, chorando, dancei, ao som de Bach e
Bee Gees
Quando as luzes se apagam e estou só
(em 10 de Novembro de 2025)
Quando as luzes se apagam e estou só,
pergunto-me: o que está por trás de todas as máscaras? O que faço com os meus
tormentos?
Por que não vestir pouco a pouco o
esquecimento?
Para descansar um corpo e um coração
cansados...o esquecimento de um mal sem nome.
Não há, para mim, um deus a me
amparar...
Só tu, gênio da noite, poderá hoje me
entender...
É o que aprendi com Antero de Quental, que, em ‘Noturno’, diz
‘Espírito que passas, quando o vento
Adormece no mar e surge a Lua,
Filho esquivo da noite que flutua,
Tu só entendes bem o meu tormento...
Que voga e sutilmente se insinua,
Sobre o meu coração que tumultua,
Tu vestes pouco a pouco o
esquecimento...
A ti confio o sonho em que me leva
Um instinto de luz, rompendo a treva,
Buscando. entre visões, o eterno Bem.
E tu entendes o meu mal sem nome,
A febre de Ideal, que me consome,
Tu só, Gênio da Noite, e mais ninguém!’
***
No one is more unhappy than the one... (2022)
No one is more unhappy than the one for whom nothing is more miserable than getting out of bed.
And Weeping, I Danced to Bach and the Bee Gees (2022)
And weeping, I danced to the music of Bach and the Bee Gees.
When the lights go out and I am alone (November 10, 2025)
When the lights go out and I am alone, I ask myself: what lies behind every mask? What am I to do with my torments?
Why not clothe myself, little by little, in oblivion?
To let a weary body and a tired heart find rest... the oblivion of a nameless sorrow.
There is no god to uphold me...
Only you, Spirit of the Night, can understand me tonight.
It is what I learned from Antero de Quental, who writes in Nocturne:
Spirit who passes by when the wind
Falls asleep upon the sea and the moon ascends,
Elusive child of the floating night,
You alone truly understand my torment...
Like a distant song—sad and slow—
Drifting, quietly making its way,
Over my restless heart,
You clothe it, little by little, in oblivion...
To you I entrust the dream that carries me away,
A longing for light breaking through the darkness,
Seeking, amid visions, the Eternal Good.
And you understand my nameless sorrow,
The fever of the Ideal that consumes me—
You alone, Spirit of the Night, and no one else.
***
The Kitchen Maid
1738
Oil on canvas, 46 x 38 cm
National Gallery of Art, Washington

Nenhum comentário:
Postar um comentário
Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.